Como sabem as cópias de segurança (backups) são muito importantes para a segurança nos trabalhos que desenvolvemos no caso de acontecer alguma problema e perdermos os dados. Recorrendo aos sistemas de segurança, criamos mecanismos de recuperação de dados com uma fiabilidade próxima dos 100%. Existem algumas dúvidas sobre a melhor forma de fazermos cópias de segurança que são importantes esclarecer. Tudo depende do que cada um pretende.

Diferenças entre Backup e Sincronização

O Backup é uma cópia completa e exacta, de um local para outro. Quando perdemos algum documento, ou este fica danificado, conseguimos sempre recuperá-lo do Backup.

Normalmente os programas permitem inclusive ter vários Backups guardados e fazê-los a determinados dias, como por exemplo, fazer Backups dia sim dia não e guardar sempre os últimos 3 backups. Assim consegue ter várias cópias do mesmo documento, mas com várias versões, para recuperar a que mais lhe convier.

O Backup é normalmente o último recurso na protecção de dados.

A Sincronização é uma cópia entre dois locais nos dois sentidos. Em que se pretende manter os ficheiros actualizados dos dois lados.

Se criar, alterar ou eliminar um ficheiro de um dos lados, o processo de sincronização vai efectuar a mesma operação do outro lado. Os ficheiros são copiados nas duas direcções, mantendo assim os dois locais iguais.

Por exemplo se eliminar um ficheiro do primeiro lado, o processo de sincronização elimina-o também do outro lado.
Aqui reside o perigo de por exemplo se necessitar de recuperar o ficheiro que eliminou, depois do processo de sincronização, isso já não vai ser possível, porque esse ficheiro já terá sido eliminado do outro local. Portanto muita atenção nesta situação.

Por outro lado no processo de sincronização são verificados os ficheiros mais recentes de um lado e de outro e apenas são copiados os mais recentes, sendo assim um processo mais rápido do que o Backup.

Como conclusão, ambos os sistemas podem servir para fazer cópias de segurança, embora o Backup propriamente dito seja o mais indicado. No caso da sincronização é preciso ter alguma atenção na forma como se utiliza, se usado para efectuar cópias de segurança.

Se o objectivo não for o de efectuar cópias de segurança, mas sim ter por exemplo dois locais iguais com os mesmos ficheiros e com as ultimas actualizações em ambos os lados, então o processo de sincronização é o ideal.

Software:
- Backer, não é gratuito, mas é barato e é dos melhores para fazer tanto backups como sincronizações. (http://www.cordes-dev.com/)
- Cobian Backup, gratuito e muito bom, apenas faz Backups. (http://www.cobiansoft.com/cobianbackup.htm)