Quando está online pode sofrer vários tipos de ataques ou intrusões.

Seguem-se algumas das precauções que pode ter para não sofrer ataques de vírus, cavalos de troia, worms, programas espiões, etc...- Instalar programa de antivírus e mantê-lo sempre actualizado. Lembre-se: um antivírus desactualizado é o mesmo que não ter nenhum.

- Ter atenção aos anexos que vêm nos emails que recebe de desconhecidos. Mesmo de pessoas conhecidas é possível receber emails com vírus, pois os seus amigos podem ter o computador infectado e não o saberem. Esta é a via mais comum para receber vírus, worms e cavalos de troia.

- Instalar programa de anti-spyware e mantê-lo actualizado. Alguns antivírus já incluem anti-spyware.

- Instalar uma Firewall para monitorizar todas as suas comunicações com a Internet de modo a avisá-lo de alguma comunicação estranha e que o pode ajudar a decidir, se a permite ou não.

- Desconfiar de quaisquer downloads enviados por aplicações de mensagens e chat (por ex. MSN Messenger, IRC, AIM, ICQ, etc...).

- Seja cuidadoso na altura de escolher onde fazer o seus downloads da Internet. Escolha sites de confiança e analise, se possível, comentários de outros utilizadores. Muitos criadores de vírus, worms e softwares espião usam aplicações grátis e boas de mais para ser verdade, para disfarçar as suas aplicações maliciosas.

- Mantenha sempre o seu sistema operativo e outras aplicações actualizadas. Alguns programas podem ter falhas de segurança e habitualmente os seus criadores lançam correcções para esses programas. Ao tê-los actualizados com as ultimas correcções, corre menos riscos de alguem poder aproveitar essas falhas para atacar o seu computador.

- Verifique os seus discos e downloads frequentemente à procura de vírus antes de os executar.

Pode consultar a secção de Downloads para procurar os programas indicados neste artigo e que o podem ajudar a proteger-se.