AVG 8.0 infectou 70 milhões de computadores

O antivírus AVG gaba-se dos seus 70 milhões de downloads, mas desta vez tem que se deparar com um erro no seu sistema numa actualização feita no fim de semana, dias 8 e 9 de Novembro de 2008.O antivírus AVG 8.0 depois duma actualização começou a informar erradamente os seus utilizadores de que o ficheiro "user32.dll" continha vírus e muitos desses utilizadores seguiram a sua recomendação e eliminaram o ficheiro.

Já não é a primeira vez que este antivírus detecta falsos positivos e muitas vezes confunde ficheiros do sistema com vírus.

O AVG erradamente informou que o ficheiro "user32.dll" continha um Cavalo de Tróia. Os utilizadores instruídos a eliminar o ficheiro. Esta acção de eliminar o ficheiro fez que os computadores deixassem de arrancar, criando um reiniciar infinito quando se liga o computador, fazendo com que o Windows nunca chegue a arrancar.

A solução é arrancar com o cd do Windows e usar a consola de recuperação para recolocar este ficheiro na pasta "windows\system32". Outra solução pode passar por arrancar com o cd do Windows e fazer uma reinstalação de reparação do sistema.

O AVG é um dos sistemas de protecção mais usado e popular, e existe mesmo uma versão gratuita e já existe no mercado à bastante tempo e com uma boa reputação. Mas a verdade é que já não é a primeira vez que detecta erradamente ficheiros de sistema informando que contêm vírus.

Falsos positivos não são assim tão incomuns, pode acontecer de tempos em tempos com qualquer sistema de protecção gratuita ou não. Alguns sistemas de protecção podem detectar vírus nuns ficheiros em que outros não detectam nada de anormal.

Entretanto o problema está resolvido pela AVG e já foram pedidas desculpas aos seus utilizadores.

Um site que pode usar para testar algum ficheiro do qual tenha dúvidas se terá virus ou não é este:
VirusTotal (Menu Weblinks: http://www.nunoleite.com/weblinks/100-virustotal)